O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, inaugurou neste sábado (31), o Centro de Hemodiálise da Santa Casa. O novo espaço se torna o primeiro da rede municipal a oferecer este tratamento, e foi construído em parceria com o Governo do Ceará e com recursos federais, tendo capacidade para realizar até 2 mil sessões por mês, com atendimento a 20 pacientes simultaneamente.
A gestão do espaço, que antes era realizada por uma empresa terceirizada, agora passa a ser integralmente municipal. Já são 100 pacientes beneficiados pelo serviço atualmente, podendo chegar ao número de 160.
O novo Centro funciona de segunda a sábado, nos três turnos. Segundo Leitão, o novo equipamento se soma aos da rede Estadual, ampliando a capacidade de atendimentos à população, não só fortalezense, mas de todo o Ceará.
“Hoje nós já temos aproximadamente 100 pessoas já realizando sessões, e eu fico muito feliz e muito satisfeito, e quero agradecer de todo o coração ao presidente Lula, e ao Ministro Alexandre Padilha, que têm nos ajudado bastante para que a gente faça a recuperação, não só da Santa Casa de Misericórdia, mas de toda a rede pública municipal”, disse o prefeito.
Pela primeira vez, a Rede Municipal de Saúde terá um serviço próprio de hemodiálise. Até a Prefeitura de Fortaleza assumir a gestão da Santa Casa, em julho de 2025, os serviços de hemodiálise eram ofertados por clínicas particulares.
O Governador do Ceará, Elmano de Freitas, ressaltou também o pioneirismo do Centro de Hemodiálise da Santa Casa: “Quero falar da minha alegria e do meu orgulho de estar aqui junto ao prefeito Evandro Leitão inaugurando o Centro de Hemodiálise na Santa Casa de Fortaleza, inaugurando um serviço que não existia no município, oferecido diretamente pela prefeitura”, disse.
Com a inauguração do novo Centro, o atendimento passa a ser totalmente gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O serviço conta com equipe multiprofissional, formada por médicos nefrologistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistente social, psicólogo, nutricionistas e equipes administrativas.




