MENU

Ceará recebe 60 mil turistas estrangeiros e é o 3º destino mais citado por brasileiros

Só no primeiro semestre de 2023, o estado recebeu 63.258 turistas estrangeiros em voos diretos.
Pesquisa realizada pela Futura Inteligência aponta o Ceará como terceiro destino mais citado pelos turistas nacionais que viajaram nos últimos 12 meses. (Foto: Casa Civil)

O Ceará é líder na região Nordeste como destino que mais recebe turistas estrangeiros em voos diretos. A Secretaria do Turismo (Setur) realizou um levantamento com base em dados consolidados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e contabilizou a chegada de 63.258 viajantes internacionais no primeiro semestre.

O número é maior que o registrado em Recife, que aparece na segunda posição, com 58.916 de público internacional. Em seguida, vem Salvador, que registrou a chegada de 55.786, e Natal, que recepcionou 16.517 estrangeiros.

O Aeroporto Internacional de Fortaleza é a principal porta de entrada no estado. O terminal conta, atualmente, com conexões diretas e semanais para Miami, nos Estados Unidos; Lisboa, capital de Portugal; Paris, na França e Buenos Aires, na Argentina.

“O mercado internacional é bastante importante para o nosso estado e liderar esse ranking significa que estamos no caminho certo com nossa política de promoção. Somos um dos estados que mais investe. Estamos presentes nas principais feiras, realizamos roadshows e outras ações para promover o Ceará. Diante disso e pela excelente qualidade dos atrativos que temos, o resultado não poderia ser outro”, celebra a titular da Setur, Yrwana Albuquerque.

Reforço internacional

Para o segundo semestre, o estado deve ganhar um reforço na malha aérea internacional com o voo para Bogotá, capital colombiana. Serão duas frequências semanais diretas ligando Fortaleza ao destino sul-americano.

Outra novidade é a ampliação da malha aérea de Miami. A Latam, companhia que opera o trecho, iniciou no último dia 28 de junho a segunda conexão semanal e a expectativa é, a partir do dia 3 de outubro, ofertar o terceiro voo.

“Além disso, temos buscado diálogo com outras companhias aéreas para conquistar novos destinos e retomar alguns outros. Temos consciência da importância desse modal para o desenvolvimento da atividade turística e captação de novos turistas ao nosso destino”, completa a secretária Ywana.

Polo Gastronomico da Sabiaguaba, em Fortaleza. (Foto: Thiago Gaspar/Gov do Ceará)

Sucesso também entre brasileiros

Pesquisa realizada pela Futura Inteligência aponta o Ceará como terceiro destino mais citado pelos turistas nacionais que viajaram nos últimos 12 meses. O levantamento ouviu 1.000 pessoas com 16 anos ou mais que moram no Brasil, utilizando o método Cati (entrevista telefônica assistida por computador).

O estado aparece atrás apenas do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul, que ocuparam as duas primeiras colocações, respectivamente. Do total de pessoas ouvidas na pesquisa, realizada entre os dias 17 e 20 de julho, 32,1% disseram que viajaram para algum destino no último ano. Desse percentual, os destinos nacionais representam 91,9% das viagens.

A Futura Inteligência também identificou os meses preferidos por quem viajou no período analisado. Considerados como alta estação, dezembro (20,5%), janeiro (12,8%) e julho (9,5%) lideraram a preferência dos turistas.

“Ficamos bastante contentes com os resultados do levantamento. O cenário apresentado comprova a preferência pelo nosso destino em meses que, historicamente, são muito importantes para a atividade. Tanto nas férias de dezembro/janeiro, como no meio do ano, temos uma boa procura e lotação da nossa rede hoteleira e equipamentos”, destaca a secretária do Turismo do Ceará.

Os dados da pesquisa mostram, ainda, que pouco mais de 41% das pessoas estão dispostas a fazer uma viagem no próximo ano, e 62% nos próximos dois anos. Dos entrevistados pela Futura, 14,4% dos que pretendem viajar no próximo semestre já estão com as passagens e pacotes comprados.

66
Compartilhe:
Mercado
Clima/Tempo
Mais Lidas
Governo do Ceará combate a insegurança alimentar no Estado com o Programa Ceará Sem Fome
Ceará Credi transforma pessoas e a economia por meio de incentivo a pequenos empreendedores
Mais de 1000 Cozinhas Ceará Sem Fome levam alimento diário a famílias em todo o Estado
A história que você não conhece: a ligação de uma cidade cearense à Independência do Brasil
Prefeitura de Fortaleza é a primeira do Norte e Nordeste no ranking de matrículas na Educação Inclusiva
Conheça as 8  fotos mais famosas do mundo e a história por trás de cada uma delas
Relíquias de Santa Teresinha poderão ser visitadas por Fortaleza a partir desta quinta (25)
Confira os horários das missas nas paróquias de Fortaleza durante a Semana Santa
Confira a programação de 13 de Maio, Dia de Nossa Senhora de Fátima, em Fortaleza, nesta segunda-feira
Nova série da Urbnews traz vidas transformadas por ações do Governo do Ceará

Notícias relacionadas:

FACHADA-UECE-2019-2
Uece: 2ª fase do vestibular acontece neste domingo (19) e segunda-feira (20)
foto site berg (25)
Forte chuva causa alagamentos em Maranguape, no Ceará; Prefeitura monitora áreas críticas
Fotos (5)
Padre Vanderlúcio Souza convida fieis a participar da Vigília de Pentecostes em Fortaleza
foto site berg (19)
Organização do Fortal afirma que embargo sofrido afeta menos de 10% da área do evento
logo-urbnews-redondo