Os governos do Brasil e do Japão anunciaram a isenção recíproca de vistos de visita para portadores de passaporte comum que viajem por período de até 90 dias. A isenção terá validade inicial de três anos, e vigorará a partir de 30 de setembro de 2023. Assim, turistas brasileiros e japoneses poderão visitar o Japão e o Brasil sem a necessidade de visto.
A isenção decorre da visita do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Japão em maio passado, quando o Primeiro-Ministro Fumio Kishida anunciou a isenção de visto de visita a brasileiros. Por reciprocidade, o Governo Federal adota agora a mesma medida para turistas japoneses.
Nas redes sociais, o embaixador do Japão no Brasil, Teiji Hayashi, afirmou que “é uma grande satisfação anunciar que, pela primeira vez na história pós-guerra, será efetivada a isenção de visto para os visitantes brasileiros de curto prazo ao Japão.”
“Esperamos que essa isenção, anunciada na ocasião dos 115 anos de imigração japonesa no Brasil, contribua para o aprofundamento do intercâmbio humano entre os dois países, e que ainda mais brasileiros concretizem o sonho de visitar o Japão nos próximos anos”, completou o diplomata.
Cabe ressaltar que a isenção do visto, não se aplica às estadias de longa permanência, fins de trabalho e outras que não sejam de curta duração.