MENU

Inteligência artificial: cartórios registram alta nas buscas por proteção de direitos

No estado do Rio de Janeiro, foram 107 escrituras sobre direitos digitais, sendo 31 somente no primeiro semestre deste ano
O maior número de registros se concentra nas regiões Sudeste e Sul. Foto: Divulgação.

Desde a pandemia da Covid-19, têm se tornado cada vez mais frequentes nos cartórios de notas do Brasil registros de diretivas antecipadas de vontade (DAVs) feitas por pessoas que desejam proteger sua imagem e voz, diante do avanço da inteligência artificial (IA). 

Os tabelionatos já registraram cerca de 5 mil DAVs em todo o país nos últimos três anos. A informação é da vice-presidente do Colégio Notarial do Brasil seção Rio de Janeiro, Edyanne de Moura Frota Cordeiro, tabeliã titular do 7º Ofício de Notas, em entrevista à Agência Brasil,

No estado do Rio de Janeiro, foram 107 escrituras sobre direitos digitais, sendo 31 somente no primeiro semestre deste ano. O maior número de registros se concentra nas regiões Sudeste e Sul, informou.

LEIA MAIS: Saiba como a Inteligência Artificial pode impactar o mercado de trabalho

O assunto ganhou evidência recentemente após a aparição da cantora Elis Regina em um comercial da Volkswagen, cuja imagem foi reconstituída a partir de inteligência artificial. Elis Regina morreu em 1982.

Situação mais ou menos parecida ocorre com a voz da cantora Marília Mendonça, morta num acidente de avião em 2021. Diversas músicas lançadas por outros cantores costumam ganhar outra versão com a voz de Marília, através da IA.

A tabeliã lembrou que, em paralelo ao desenvolvimento da mídia e ao aparecimento de influencers em plataformas digitais, a IA vem sendo cada vez mais aprimorada “e, hoje em dia, se pode fazer várias coisas com a voz da pessoa e imagem, mesmo pós-mortem”. Por isso, ela destacou a necessidade de se regular as relações jurídicas.

Proposta de lei

O projeto de lei 3.592/2023, de autoria do senador Rodrigo Cunha (Podemos/AL), busca disciplinar e estabelecer regras para a utilização das imagens e recursos digitais, principalmente no caso de pessoas já falecidas. “Porque a pessoa viva ainda tem como se defender”, advertiu a vice-presidente do CNB/RJ.

De acordo com o PL, o uso da imagem de uma pessoa falecida por meio de inteligência artificial só será permitido com o consentimento prévio e expresso da pessoa em vida ou dos familiares mais próximos.

A proposta ainda determina que a permissão deve ser obtida e apresentada de forma clara, inequívoca e devidamente documentada, especificando os objetivos a serem alcançados com o uso de imagens e áudios.

Regulamentação

Em entrevista à Revista Marie Claire em agosto último, a ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), defendeu que a inteligência artificial precisa passar por uma regulamentação. 

“Claro que precisa de regulamentação. Como vejo isso: no discurso final do Charles Chaplin em 1926, no Tempos Modernos, ele diz: “Não vamos deixar as máquinas dominarem, não vamos deixar que tomem a nossa humanidade”. Para mim, é o mesmo alerta hoje. As máquinas são criações do ser humano para melhorar a sua vida. Não podemos nos deixar converter em criaturas dessas criações, que não têm alma, não têm o sentido de humanidade”, afirmou a magistrada.

LEIA MAIS: É o fim do monopólio do ChatGPT? Novas concorrentes chegam para balançar mercado

Colaborou Agência Brasil

55
Compartilhe:
Mercado
Clima/Tempo
Mais Lidas
Governo do Ceará combate a insegurança alimentar no Estado com o Programa Ceará Sem Fome
Ceará Credi transforma pessoas e a economia por meio de incentivo a pequenos empreendedores
Mais de 1000 Cozinhas Ceará Sem Fome levam alimento diário a famílias em todo o Estado
A história que você não conhece: a ligação de uma cidade cearense à Independência do Brasil
Conheça as 8  fotos mais famosas do mundo e a história por trás de cada uma delas
Prefeitura de Fortaleza é a primeira do Norte e Nordeste no ranking de matrículas na Educação Inclusiva
Relíquias de Santa Teresinha poderão ser visitadas por Fortaleza a partir desta quinta (25)
Confira os horários das missas nas paróquias de Fortaleza durante a Semana Santa
Confira a programação de 13 de Maio, Dia de Nossa Senhora de Fátima, em Fortaleza, nesta segunda-feira
Nova série da Urbnews traz vidas transformadas por ações do Governo do Ceará

Notícias relacionadas:

Design sem nome (6)
Nível do Guaíba cai 16cm em 11 horas, mas segue acima de 4 metros
foto site (39)
Inscrições para Enem 2024 começam na segunda-feira, dia 27
foto site berg (52)
IBGE: quase 94% da população brasileira se vacinou contra covid-19
Fotos
Magda Chambriard assume presidência da Petrobras após aprovação do conselho
logo-urbnews-redondo