Segundo a Pesquisa Industrial Mensal do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Ceará foi o único estado que apresentou alta na produção industrial no mês de julho. A relação acompanha 15 estados no total.
A indústria cearense teve alta de 1,2% na sua produção no mês de julho comparado a junho deste ano. No mesmo período, a produção industrial brasileira apresentou queda de 0,6%. Os números foram apresentados na última quarta-feira (13).
Ainda conforme o levantamento do IBGE, os setores que mais contribuíram para essa posição de destaque da indústria local foram os de artefatos de couro, artigos para viagem e calçados, metalurgia e produtos de metal.
O governador Elmano de Freitas (PT) comemorou o índice para o estado. “Boa notícia para a economia do Ceará. O estado foi o único do país a apresentar crescimento da indústria no mês de julho, com índice de 1,2%, de acordo com dados da Pesquisa Industrial Mensal (PIM), do IBGE. Seguimos trabalhando, dia e noite, para que a economia cearense cresça e gere mais empregos à nossa população”, comentou.
O chefe do Executivo cearense está em agenda em Pequim, na China. A ida ao páis asiático se dá em busca de mais investimentos para o Ceará. É a segunda vez que Elmano vai a China em seu mandato.
O secretário-executivo da Indústria da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE), Joaquim Rolim, apontou que o resultado é um incentivo para a atração de mais negócios.
“O resultado do mês de julho nos dá otimismo para continuarmos trabalhando forte em prol do desenvolvimento do Ceará, sempre buscando atrair mais investimento, desenvolver mais o setor industrial e melhorar a competitividade”, ressaltou.