Uma pessoa morreu, quatro estão desaparecidas e ao menos outras dez ficaram feridas após deslizamentos de barrancos da comunidade do Arumã, em Beruri, município localizado a 173 quilômetros de Manaus. O desastre natural aconteceu no início da noite de sábado (30).
Segundo informações do governador do Amazonas, Wilson Lima, equipes foram acionadas para prestar assistência às famílias que vivem no local. Mais de 40 casas foram atingidas e cerca de 200 moradores da comunidade permanecem desabrigados.
A comunidade rural “sumiu do mapa” após ser afetada por um deslizamento causado pelo fenômeno de “terras caídas”, que acontece geralmente no período de seca dos rios maranhenses. No início da manhã de domingo, a gestão estadual destacou que agentes da Polícia Militar e da Defesa Civil do Amazonas iniciaram o atendimento da população.
As atividades de socorro contam com reforço de equipes do Corpo de Bombeiros, Instituto Médico Legal e Fundação de Vigilância de Saúde, além de servidores das secretarias de Assistência Social, de Saúde e de Direitos Humanos e Cidadania. Cestas básicas foram distribuídas para as famílias afetadas pela tragédia.
“Minha solidariedade e orações às famílias atingidas”, escreveu o governador Wilson Lima em sua conta na rede social X, antigo Twitter.
Determinei total apoio nas buscas e assistência às vítimas do desbarrancamento que aconteceu ontem, na comunidade do Arumã, em Beruri. Nossas equipes estão em campo para fazer o que for preciso. Minha solidariedade e orações às famílias atingidas.
— Wilson Lima (@wilsonlimaAM) October 1, 2023
Com informações da Agência Brasil.