O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pretende realizar mais uma passagem pelo Ceará neste ano, em dezembro. A vinda do petista será para anunciar a implantação de uma unidade do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) no estado. A declaração foi dada pelo presidente nesta terça-feira (31) durante sua live semanal “Conversa com o presidente”, transmitida nas redes sociais.
“Nós vamos abrir um ITA no Ceará. Quase que uma premiação do Ceará porque boa parte que passam no vestibular para entrar no ITA passam no Ceará. Então, vamos levar um ITA para o Ceará. Eu não estou podendo fazer viagem de avião até o final de novembro, mas ainda em dezembro vou ao Ceará para anunciar a instalação do ITA”, afirmou o mandatário.
Lula já havia ventilado a nova sede do instituto em setembro deste ano, quando veio cumprir agenda no Banco do Nordeste, em comemoração aos 25 anos do Crediamigo. “Nós vamos trazer o ITA para investir aqui no Ceará. É um presente que a gente vai dar ao Ceará”, declarou na ocasião
“Porque o Ceará quando vai disputar as olimpíadas de matemática é o estado que mais tem gente que ganha medalha de ouro. E quando vai fazer concurso, vestibular para entrar no ITA, 40% dos alunos são aqui do Ceará”, emendou.
Conforme levantamento do Instituto Tecnológico de Aeronáutica, nos vestibulares de 2012 a 2022, estudantes da capital cearense ocuparam 543 (36,7%) das 1.478 vagas disponíveis.
Fortaleza foi também a cidade que mais aprovou alunos do país em oito dos últimos 11 anos no ITA. Em 2017, 2019 e 2020, a capital cearense ficou atrás apenas de São José dos Campos, em São Paulo, sede do ITA.