Com uma mescla de jovialidade e experiência, o time convocado pelo técnico bicampeão olímpico, Zé Roberto Guimarães, estreia nesta terça (14) no Maracanãzinho, no RJ, na última competição antes das olimpíadas, a tradicional Liga das Nações. A partida contra o Canadá terá início às 21 horas.
Com a presença de jogadoras que disputaram a última Superliga e outras que jogaram a temporada no exterior, a seleção buscará ganhar a competição pela primeira vez.
A VNL surgiu em 2018 para equiparar o Grand Prix, competição feminina, e a Liga Mundial, competição masculina. O Brasil é o maior campeão do Grand Prix com 12 títulos, mas desde a mudança na competição não conquista um título.
A Seleção Feminina de Vôlei
A VNL permite que os técnicos convoquem as atletas para a fase de treinos e a cada semana de competição lancem a lista das convocadas para os 3 jogos que acontecem nos dias posteriores. O técnico, Zé Roberto Guimarães, em sua estratégia pensando nas Olimpíadas de Paris, se utilizou desta possibilidade em convocar diversos atletas para as fases de treino.
Entre elas a bicampeã olímpica Thaísa, de 36 anos, e a veterana e companheira de time da central, Carol Gattaz, de 42 anos. Carol se tornou na última olimpíada, aos 40 anos, a atleta brasileira mais velha a conquistar uma medalha.
“O atleta de alta performance sempre vai buscar isso: novos desafios, ainda mais difíceis. Eu sempre fui assim. Em treinos ou em jogos eu até invento coisas para me desafiar. Se alguém não tem essa motivação pensando em Olimpíada, está no lugar errado. Se você sonha com isso, tem que dar seus 200%.Não tem como fazer menos do que isso se você quer ser campeão Olímpico. É um campeonato diferenciado, para o qual todos os times e atletas se preparam por quatro anos,” comentou Thaisa em declarações ao portal WebVôlei.
As duas centrais acabaram de ser campeãs da Superliga pelo Minas Tênis Clube e agora seguem à disposição do técnico da seleção para a temporada de seleções.
Para a primeira semana, no Rio de Janeiro, o técnico Zé Roberto divulgou nesta terça (14) às relacionadas para a partida e optou por mesclar a experiência com jovens veteranas, como Rosamaria e Carol, mas dando oportunidade para algumas jovens atletas como JúIia Kudiess, de 21 anos, e JúIia Bergmann, de 23.
A atleta mais nova é companheira das mais velhas no Minas e tem Gattaz como uma de suas referências no voleibol.
”Eu falei com ela que, se não fosse por ela (Carol Gattaz), não saberia bater uma china tão bem. Eu me espelhei nela.”, disse Julia Kudiess à TV Globo.
A lista ainda inclui cinco das jogadoras campeãs da última Superliga.
Confira a lista completa para os jogos da primeira fase
Macris – Levantadora
Roberta – Levantadora
Kisy – Oposto
Ana Cristina – Ponteira
Gabi (C) – Ponteira
JúIia Bergmann – Ponteira
Pri Daroit – Ponteira
Rosamaria – Ponteira
CaroI – CentraI
Diana – CentraI
JúIia Kudiess – CentraI
Luzia – CentraI
Natinha – Líbero
Nyeme – Líbero
Lorenne – Oposta
Tainara – Oposta
Helena – Ponteira
Thaísa – Central
Calendário de jogos do Brasil na VNL no RJ
Brasil x Canadá – 14/05 – 21H
Brasil x República da Coreia – 16/05 14H
Brasil x Estados Unidos – 17/05 21H