MENU

George Lucas, criador das franquias ‘Star Wars’ e ‘Indiana Jones’, completa 80 anos

Com um legado de sucesso, a Força celebra o aniversário deste criador que se tornou um dos mais populares e reconhecidos do cinema mundial
Lucas se tornou o cineasta que popularizou o conceito de filme “arrasa quarteirão”, ou “blockbuster” (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

“Há muito tempo atrás, em uma galáxia muito, muito distante…”, mais especificamente em 1977, o jovem diretor George Lucas surpreendia o mundo com o seu novo filme: “Star Wars”. O projeto, bastante ambicioso, se tornou uma franquia de sucesso que continua atraindo novos fãs mais de 50 anos depois da sua estreia. E com um legado de sucesso, a Força celebra, nesta terça-feira (14), o aniversário de 80 anos deste criador que se tornou um dos mais populares e reconhecidos do cinema mundial.

Por mais que as aventuras de Luke Skywalker tenham se tornado a sua obra-prima, Lucas não começou sua carreira em Hollywood com grandes sucessos. Vindo de uma geração de novos talentos apaixonados pelo cinema, como Martin Scorsese, “Taxi Driver” (1976), e Francis Ford Coppola, “O Poderoso Chefão” (1972)”, o jovem viu seu primeiro longa-metragem ser, na verdade, um fracasso.

Seu filme de estreia, “THX 1138” (1971), flertava com conceitos de ficção-científica e crítica social que iriam ser bastante explorados adiante, mas sua baixa performance nas bilheterias fez o estúdio na época, a Warner Bros., descredibilizar seus outros projetos.

Sem baixar a cabeça, ele rumou para um lado mais leve e seu próximo longa foi o filme de comédia adolescente “American Graffiti” (1973). A trama era baseada nas suas experiências como adolescente nos anos 1950 em Modesto, Califórnia, e dessa vez viu uma empreitada sua ser sucesso de público e crítica.

Com a moral renovada, o jovem cineasta começou a desenvolver o que viria a ser “Star Wars” baseado nas suas paixões de adolescente. Muitas das suas inspirações surgiram das suas memórias atreladas às matinês de aventura e séries como Flash Gordon. Com roteiro em mãos, abordou vários estúdios até conseguir uma chance com a 20th Century Fox.

Mesmo com uma produção complicada e até um registro de visita ao hospital por complicações pelo estresse e a ansiedade de entregar um filme tão inovador, “Star Wars” se tornou o maior sucesso dos anos 1970, e continua com um legado duradouro até os dias de hoje.

Lucas se tornou o cineasta que popularizou o conceito de filme “arrasa quarteirão”, ou “blockbuster”. Com o sucesso da sua novela espacial, ele também co-criou, junto de Steven Spielberg, “Tubarão” (1975), os filmes do explorador de relíquias Indiana Jones, que se provou outro enorme sucesso.

Por sua marca histórica deixada no cinema mundial, no próximo dia 25 de maio, 47 anos após a estreia do filme original, George Lucas receberá a Palma de Ouro do Festival de Cannes, na França, uma das maiores premiações da indústria. ““Eu estou verdadeiramente honrado por esse reconhecimento especial que significa muito para mim”, disse o diretor em comunicado divulgado à imprensa.

“O Festival de Cannes tem o prazer de prestar homenagem a uma das maiores figuras do cinema contemporâneo, um homem com uma carreira extraordinária, que reúne entretenimento com inovação, mitologia com modernidade e cinefilia com tecnologia”, informou a organização do festival.

42
Compartilhe:
Mercado
Clima/Tempo
Mais Lidas
Governo do Ceará combate a insegurança alimentar no Estado com o Programa Ceará Sem Fome
Ceará Credi transforma pessoas e a economia por meio de incentivo a pequenos empreendedores
Conheça as 8  fotos mais famosas do mundo e a história por trás de cada uma delas
Mais de 1000 Cozinhas Ceará Sem Fome levam alimento diário a famílias em todo o Estado
A história que você não conhece: a ligação de uma cidade cearense à Independência do Brasil
‘Evidências do Amor’, filme estrelado por Sandy e Fábio Porchat, tem ar de comédia romântica clássica
Prefeitura de Fortaleza é a primeira do Norte e Nordeste no ranking de matrículas na Educação Inclusiva
Teresina não terá aumento da passagem de ônibus, anuncia secretaria
Confira a programação de 13 de Maio, Dia de Nossa Senhora de Fátima, em Fortaleza, nesta segunda-feira
Relíquias de Santa Teresinha poderão ser visitadas por Fortaleza a partir desta quinta (25)

Notícias relacionadas:

Design sem nome (16)
Diversão/Cultura
‘Divertida Mente 2’ se torna a animação com maior bilheteria de todos os tempos
Fotos (14)
Diversão/Cultura
"Deadpool & Wolverine" chega aos cinemas nesta quinta (25); saiba os detalhes da trama
Zé Neto, dupla de Cristiano, cancela shows após um diagnóstico de pneumonia
Diversão/Cultura
Zé Neto, dupla de Cristiano, cancela shows após um diagnóstico de pneumonia
Flor do Mandacaru - Crédito Thiago Nozi (2) (1)
Ceará
Final do Ceará Junino vai reunir 21 quadrilhas no Campeonato Estadual, em Sobral
logo-urbnews-redondo