O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) divulgou, nesta segunda-feira (22), o edital do seu novo concurso público. O certame conta com 900 vagas para ensino superior, sendo 150 para início imediato, e um salário inicial de R$ 20,9 mil. As inscrições devem ser feitas a partir desta sexta-feira (26) até 18 de agosto, no site da Fundação Cesgranrio, a banca organizadora do processo seletivo..
De acordo com o edital, a jornada semanal é de 35 horas. Os selecionados deverão ter disponibilidade para realizar viagens à trabalho nacionais e internacionais, sendo ponto de exigência da vaga. Além do salário, os aprovados terão benefícios como assistência à saúde, assistência educacional para filhos e plano de previdência complementar.
Os interessados precisam pagar uma taxa de inscrição de R$ 110. Candidatos doadores de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde e inscritos no CadÚnico podem solicitar isenção da taxa.
As vagas terão ênfase para determinadas áreas de atuação, sendo elas: Administração, Análise de Sistemas – Cibersegurança, Análise de Sistemas – Desenvolvimento, Análise de Sistemas – Suporte, Arquitetura – Urbanismo, Arquivologia Digital, Ciências Contábeis, Ciência de Dados, Comunicação Social, Direito, Economia, Engenharia e Psicologia Organizacional.
O concurso prevê a reserva de 30% de vagas para pessoas negras e 15% para pessoas com deficiência. A seleção terá as seguintes fases:
- Avaliação de conhecimentos através de uma prova objetiva de caráter eliminatório;
- Provas discursivas, com caráter eliminatório;
- Procedimento de verificação de condição declarada para concorrer o certame, reservada aos candidatos negros;
- Procedimentos admissionais para comprovação do atendimento aos requisitos e condições necessários para contratação e Exames Médicos Admissionais, de caráter eliminatório.
A prova acontece no dia 13 de outubro de 2024 em todas as capitais brasileiras. Os aprovados vão atuar na sede do BNDES, que fica localizado no Rio de Janeiro. No entanto, a depender de necessidades especiais dos aprovados, o trabalho poderá ser realizado em outras sedes no banco em Recife, Brasília e Salvador.