O projeto de lei 551/24, que institui o Dia Estadual da Vaia Cearense no calendário oficial de eventos do Estado, foi aprovado nesta terça-feira (10), na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece).
A proposta, que pretende celebrar essa famosa comunicação regional característica do cearense, quer definir que a data seja celebrada anualmente em 30 de janeiro. Agora, ela depende apenas da sanção do governador do estado, Elmano de Freitas (PT), para se tornar oficial.
Apresentada pelo deputado estadual Guilherme Sampaio (PT), a instituição deste dia comemorativo pretende prestar homenagem ao dia exato em que o povo cearense vaiou o sol na Praça do Ferreira, depois de 3 dias de chuvas torrenciais, no ano de 1942.
“Uma das maiores representatividades culturais do povo cearense é a alegria e o bom humor. O humor é a expressão mais genuína de nossa população, e foi justamente numa praça (Praça do Ferreira), a mais importante da cidade, que no dia 30 de janeiro de 1942, depois de três dias de chuva, por volta de meio-dia, não suportando mais tanta água, que o povo ali reunido, quando viu o sol ressurgindo, vaiou o sol, de forma espontânea, tendo sido o fato registrado pelo Jornal O POVO na edição de 31 de janeiro de 1942”, disse Sampaio em sua justificativa.
Ainda de acordo com ele, a vaia cearense não nasceu a partir deste fato. “Mas é necessário pontuar que, a partir deste acontecimento, a VAIA CEARENSE recebeu a chancela, que faz com que hoje seja reconhecida em qualquer lugar do mundo. A proposta objetiva, assim, registrar neste dia a expressão da alegria cearense”, concluiu o parlamentar.
Votação da proposta
O projeto de lei 551/24 foi lido pela primeira vez em plenário da Alece no dia 17 de julho deste ano. Após isso, a proposta seguiu para análise da Comissão de Constituição e Justiça da Casa legislativa. Depois de aprovado nas comissões, o projeto foi encaminhado para a votação em plenário.