MENU

Ceará lidera ranking nacional de transplantes de córnea e se destaca em procedimentos de fígado e coração

Entre janeiro e junho deste ano, o estado realizou 633 procedimentos, representando uma taxa de 144 transplantes por milhão de habitantes
A criação do Banco de Olhos no Hospital Geral de Fortaleza, em 2006, contribuiu para o crescimento do número de procedimentos. Crédito: Arquivo/ HGF

O estado do Ceará consolidou-se como líder nacional em transplantes de córnea no primeiro semestre de 2024, segundo dados divulgados pelo Registro Brasileiro de Transplantes (RBT), órgão vinculado à Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO). Entre janeiro e junho deste ano, o estado realizou 633 procedimentos, representando uma taxa de 144 transplantes por milhão de habitantes.

Eliana Régia Barbosa, coordenadora do Sistema Estadual de Transplantes (Cetra) da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), enfatizou a relevância dessa conquista. “Atualmente, o Ceará realiza praticamente todos os tipos de transplantes, e raramente enviamos pacientes para outros estados. Ao contrário, recebemos pacientes de outras regiões do país.”

Barbosa também destacou os principais fatores que contribuíram para esses números expressivos: “A criação do Banco de Olhos no Hospital Geral de Fortaleza (HGF) em 2006, a realização de mutirões, a expansão dos centros transplantadores e a formação de equipes especializadas em hospitais foram fundamentais. Contudo, o grande diferencial foi a implantação de uma equipe na Perícia Forense, permitindo a captação de córneas em casos de óbito fora do ambiente hospitalar. Além disso, o Serviço de Verificação de Óbito, que se tornou parceiro nas doações de córneas este ano, também foi essencial para o aumento das doações.”

Além de se destacar nos transplantes de córnea, o Ceará ocupa posições de destaque em outros tipos de transplante. O estado é o segundo em transplantes de fígado por milhão de habitantes no Brasil e o terceiro em transplantes de coração, liderando em ambas as categorias na região Nordeste. “O Ceará é referência nacional em doação de órgãos e tecidos. Esse desempenho positivo é resultado das parcerias estratégicas que a Sesa tem construído ao longo dos anos”, ressaltou a coordenadora.

Doadores efetivos

O estado também registrou crescimento significativo nos transplantes de rim, fígado e coração em comparação com o ano anterior. No cenário nacional, o Ceará é o quinto colocado em doadores efetivos de órgãos, com uma taxa de 25 doadores por milhão de habitantes. O doador efetivo é aquele que, após confirmação da viabilidade dos órgãos pela equipe médica, tem seus órgãos removidos para transplante.

“A maior parte dos transplantes é realizada com órgãos de doadores falecidos. Por isso, é fundamental que o desejo de ser doador seja comunicado à família, que deve ser encorajada a fazer o mesmo. Essa atitude salva vidas, melhora a qualidade de vida de muitos e reflete sentimentos de solidariedade, amor ao próximo e cidadania”, concluiu Eliana Régia Barbosa.

54
Compartilhe:
Mercado
Clima/Tempo
Mais Lidas
Governo do Ceará combate a insegurança alimentar no Estado com o Programa Ceará Sem Fome
Ceará Credi transforma pessoas e a economia por meio de incentivo a pequenos empreendedores
Prefeitura de São Luís celebra aniversário da cidade com semana de shows e grandes atrações
Conheça as 8  fotos mais famosas do mundo e a história por trás de cada uma delas
Teresina não terá aumento da passagem de ônibus, anuncia secretaria
Mais de 1000 Cozinhas Ceará Sem Fome levam alimento diário a famílias em todo o Estado
‘Evidências do Amor’, filme estrelado por Sandy e Fábio Porchat, tem ar de comédia romântica clássica
A história que você não conhece: a ligação de uma cidade cearense à Independência do Brasil
Confira a programação de 13 de Maio, Dia de Nossa Senhora de Fátima, em Fortaleza, nesta segunda-feira
Lugares Pet Friendly para levar seus bichos de estimação em Fortaleza

Notícias relacionadas:

Caminhão do Cidadão passará por 4 municípios levando serviços para emissão de documentos
Ceará
Caminhão do Cidadão passará por 4 municípios levando serviços para emissão de documentos
imagem (2)
Ceará
Fortaleza será a primeira cidade do Nordeste a ter voo direto para Santiago, no Chile
Confira os melhores momentos da 17ª Corrida Unimed Fortaleza que ocorreu neste domingo (13) na capital cearense
Ceará
Confira os melhores momentos da 17ª Corrida Unimed Fortaleza que ocorreu neste domingo (13) na capital cearense
Música e ativações atraem famílias e atletas para a Corrida Unimed Fortaleza
Ceará
Música e ativações atraem famílias e atletas para a Corrida Unimed Fortaleza
logo-urbnews-redondo