O teto de uma área de repouso do Hospital Distrital Edmilson Barros de Oliveira, o Frotinha de Messejana, em Fortaleza, desabou e atingiu duas técnicas de enfermagem na madrugada deste sábado (14). Uma delas foi atingida na cabeça e a outra no ombro, mas foram atendidas e passam bem. Reparos também foram iniciados na infraestrutura atingida.
Em nota, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Fortaleza disse que parte do reboco da sala de repouso do hospital se desprendeu do teto. “Não houve vítimas graves. As duas técnicas de enfermagem presentes na sala no momento do incidente foram prontamente atendidas pela equipe médica do hospital”, informou a pasta.
Ainda de acordo com a SMS, os reparos no teto da área de repouso do Frotinha estão previstos para serem concluídos em até 48h. “O atendimento do Frotinha de Messejana segue normal, sem prejuízo no acolhimento aos fortalezenses”, complementou a secretaria.
Em vídeo publicado nas redes sociais, o presidente do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Ceará (Sindsaúde Ceará), José Quintino Neto, informou que a entidade esteve presente no último dia 6 de setembro acompanhando a fiscalização de rotina do Conselho Regional de Enfermagem (Coren).
“Podemos observar as péssimas condições do descanso da enfermagem, ferindo a Lei federal que dispõe sobre esse direito. Já não bastasse isso, hoje nós fomos surpreendidos com a queda do teto do descanso sobre duas profissionais”, destacou Quintino.
Ainda de acordo com o presidente do Sindsaúde Ceará, o hospital passou por anos de reforma e foi reinaugurado em 8 de abril deste ano e “já apresentando esse tipo de falha estrutural”. Ele também informou que o Sindsaúde levará a situação ao Ministério Público do Trabalho (MPT-CE).
Reinauguração do Frotinha
O Frotinha da Messejana foi reinaugurado no dia 8 de abril deste ano, após passar por sucessivas requalificações desde meados de 2019. Em agosto de 2021, trabalhadores da Saúde e a comunidade do bairro Messejana realizaram uma manifestação pedindo celeridade na conclusão da reforma e reabertura do hospital, que estava fechado desde o fim de maio daquele ano.