Durante coletiva de imprensa do filme “Ainda Estou Aqui”, na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, a atriz Fernanda Torres falou sobre suas expectativas de indicação ao Oscar 2025. A entrevista aconteceu nesta sexta-feira (18), após a primeira exibição do longa-metragem de Walter Salles em solo brasileiro.
“Acho que o filme tem grande chance de estar entre os filmes estrangeiros. Estamos trabalhando para, talvez, outras categorias, mas o filme, ele já é um acontecimento para a gente. Ele já está no mundo, ele já é uma porta de entrada para o mundo”, pontuou a atriz. “Então, assim: o Oscar, ele é muito importante por várias questões, mas ele também não é a medida de tudo”, avaliou.
A filha da última brasileira indicada ao Oscar, Fernanda Montenegro, citou a indicação da mãe para explicar que “quando um ator brasileiro, falando português, ele é nomeado, ele já ganhou, pode estourar champanhe”. Torres ainda brincou afirmando que é melhor ir para a premiação sem expectativas, porque “não vai levar”. Fernanda Torres, que fez grande parte da sua carreira na comédia, arrancou risadas e aplausos dos presentes na coletiva.
No último dia 23, a Academia Brasileira de Cinema de Artes Visuais (ABCAA) anunciou que o longa “Ainda Estou Aqui”, dirigido por Walter Salles, será o representante brasileiro no próximo Oscar. O filme irá disputar uma vaga entre os indicados na categoria de Melhor Filme Internacional. Esta seria a segunda vez de Walter Salles na categoria. A última vez que o Brasil foi indicado a Melhor Filme Internacional foi com Central do Brasil, dirigido por Salles e estrelado por Fernanda Montenegro.
Em “Ainda Estou Aqui”, Fernanda Torres interpreta Eunice Paiva, mulher do deputado federal Rubens Paiva, a qual lutou pelo reconhecimento de que seu marido havia sido preso e morto pela ditadura militar. A atuação de Torres vem sendo elogiada em festivais mundo afora. A atriz já garantiu alguns prêmios pelo papel, como o “Prêmio de Atriz – Filme Internacional” no Critics Choice Celebration of Latino Cinema and Television.
Em Veneza, na Itália, o filme brasileiro foi condecorado com o prêmio de Melhor Roteiro na 81ª edição do Festival de Veneza. Baseado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, o filme tem estreia marcada no Brasil para o dia 7 de novembro.