Chegou ao fim nesta sexta-feira (25) o período de propaganda eleitoral gratuita para o segundo turno, com o último dia de veiculação em rádio e televisão. Após uma longa campanha, os fortalezenses tiveram muitas oportunidades de conhecer as propostas dos dois concorrentes ao Paço Municipal.
Os candidatos André Fernandes (PL) e Evandro Leitão (PT), que estão tecnicamente empatados segundo as mais recentes pesquisas, buscaram atrair o eleitorado com jingles, propostas e imagens positivas, mas, também, ambos aproveitaram os programas derradeiros para reiterar ataques feitos ao longo de toda a disputa eleitoral.
André Fernandes
A campanha de André Fernandes, marcada pelo uso intensivo de jingles, intensificou a estratégia nos últimos dias. Na programação de rádio, sete músicas foram veiculadas, variando entre canções que pedem votos para Fernandes e críticas ao adversário, com trechos provocativos como “só vai dar Leitão, se for na churrasqueira” e apelos às torcidas organizadas com cantos como “quem é vozão e quem é leão não vota Leitão”.
Durante o tempo de rádio, o candidato reiterou a proposta de anular multas por viseira levantada, direcionada especialmente aos motociclistas, além de apresentar outras iniciativas, como a criação da Casa Autista e o programa Merenda Feliz para creches.
Na televisão, nesta sexta (25), o programa teve início com imagens de um ato realizado na quinta (24), no bairro Bom Jardim, onde André Fernandes e o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) puxam um “Pai Nosso”.
Em seguida, a propaganda se voltou ao público feminino, com a esposa do candidato, Luana Fernandes, relatando aspectos positivos do marido, enquanto mulheres declaravam apoio ao som de “sou mulher e voto no André”.
Fernandes criticou o adversário petista por suas ligações com líderes do PT, como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o governador Elmano de Freitas, o ministro da Educação Camilo Santana, além do deputado federal Eunício Oliveira (MDB). Ele também acusou a campanha de seu adversário de utilizar “militância paga”. A propaganda foi concluída com o candidato destacando sua juventude, a promessa de renovação e sua campanha “em cima da caixa de som”, encerrando com o slogan: “Coragem pra mudar”.
Evandro Leitão
Evandro Leitão, por sua vez, dedicou o tempo no rádio e na televisão para transmitir uma mensagem de união, sendo apresentado como um “líder maduro” e “experiente”. As peças publicitárias ressaltaram sua trajetória, mencionando sua formação acadêmica, sua passagem pela presidência do Ceará Sporting Club e sua atuação como deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Ceará.
Entre as propostas de Evandro, foram citadas iniciativas como o projeto Horizonte Digital, a criação do Pelotão da Guarda Municipal das Regionais, o Espaço Girassol, um programa habitacional e a ampliação do horário de funcionamento dos postos de saúde até as 21h. O presidente Lula apareceu em vídeo, reforçando a importância da parceria em Fortaleza, caso Leitão seja eleito.
No encerramento do programa de rádio, o candidato transmitiu uma mensagem de afeto e esperança: “Nós vamos transformar Fortaleza. Vote 13, fique com Deus e que Deus abençoe a todos nós”.
Já na televisão, a propaganda foi finalizada com um vídeo do vereador reeleito Inspetor Alberto (PL), aliado de Fernandes, em que ataca Evandro de forma agressiva, chegando a afirmar: “prepara o teu caixão, vagabundo”. A ameaça está sendo investigada pela Polícia Civil do Ceará. “Não permita que o ódio vença. Bolsonarismo aqui não”, finaliza a mensagem do candidato.
Debate final
A TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, promoverá nesta sexta-feira (25) um debate decisivo entre os dois candidatos que disputam o segundo turno das eleições para a Prefeitura de Fortaleza. O evento começará às 22h.
Esta será a oportunidade final para que os eleitores acompanhem as propostas e posicionamentos dos postulantes, que se enfrentarão face a face antes da eleição marcada para este domingo (27).