O ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), pronunciou-se sobre a derrota de André Fernandes (PL), candidato que teve o seu apoio no segundo turno das Eleições 2024 e desejou “sucesso” a Evandro Leitão (PT), mas afirmou que seguirá fazendo uma “oposição responsável”.
“Ao prefeito eleito, Evandro Leitão, desejo sucesso na nova missão. Eu seguirei minha tarefa de realizar uma oposição responsável, atenta e crítica ao fraco governo do PT no Ceará, e estarei vigilante para que o PT, aqui em Fortaleza, não promova retrocessos”, escreveu em publicação nas redes sociais nesta segunda-feira (28).
O pedetista também saudou e parabenizou o aliado político, o deputado federal André Fernandes. Segundo Roberto Cláudio, o candidato do PL exerceu um papel de liderança “com muita habilidade” durante a campanha para o segundo turno, sendo capaz de “agregar apoios, novos horizontes e ideias ao seu projeto”. Para o ex-prefeito, André “teve uma excelente performance nos debates e realizou uma linda campanha pelas ruas de Fortaleza”.
“Infelizmente, por muito pouco, não saiu vitorioso na eleição, mas certamente obteve uma importante conquista política ao enfrentar com tanta força uma máquina tão poderosa”, completou.
Apoio a André
Roberto Cláudio anunciou apoio a André Fernandes no segundo turno da disputa eleitoral pela Prefeitura de Fortaleza no último dia 11 de outubro. À época, o ex-prefeito escreveu: “Exatamente por um dos caminhos, no caso o PT do Ceará, ser a certeza de uma fórmula que já deu errado aqui em Fortaleza e que, atualmente, está destruindo o nosso Estado, tomei a decisão pessoal de votar no outro caminho. De apoiar André Fernandes no segundo turno.”
Sarto também se pronuncia
O atual prefeito de Fortaleza, José Sarto, colega de partido de Roberto Cláudio, também se pronunciou nas redes sociais nesta segunda-feira (28) sobre a vitória de Evandro. Na publicação, o primeiro prefeito a não se reeleger na capital cearense, parabenizou Evandro Leitão e disse estar “à disposição para fazer uma transição tranquila para que nenhum serviço e política pública sofra prejuízos no andamento e para que ele possa iniciar o seu governo com conhecimento detalhado de toda a estrutura administrativa”.
Diferente do ex-prefeito, no último dia 10, Sarto anunciou que permaneceria neutro e que não faria apoio no segundo turno.
Segundo turno
Neste domingo (27), o candidato petista, Evandro Leitão, derrotou André Fernandes nas urnas, com 50,38% dos votos válidos, ante 49,62% do bolsonarista.
Fortaleza foi a única capital brasileira a eleger um candidato do Partido dos Trabalhadores após quase sete anos de hiatus.