O dia 1º de janeiro de 2025 foi marcado não só pela chegada de um novo ano, mas também de novos rostos à frente das mais diversas prefeituras do país. Abaixo, selecionamos as posses nas 4 capitais que a Urbnews tem atuação: Teresina, São Luís, Manaus e Belém. Nestas cidades, das três, apenas um prefeito é novato, tendo o restante sido reeleitos.
Teresina
Silvio Mendes (União Brasil) tomou posse pela terceira vez na história de Teresina. O prefeito recebeu a “faixa prefeital” das mãos do agora ex-prefeito Dr. Pessoa (PRD), ato que simboliza a transferência de cargo.
O atual chefe do Palácio da Cidade afirmou, em coletiva de imprensa, que irá focar nas demandas mais urgentes da população e realçou a competência dos secretários escolhidos para compor a nova gestão.
“Vamos tratar dos problemas reais da cidade, aquilo que a população reclama e deve ser atendido. A equipe está pronta, é o melhor que eu posso oferecer para Teresina e todos com o mesmo compromisso, de cuidar da cidade, cuidar das pessoas e fazer o que precisa ser feito”, disse o prefeito.
São Luís
O prefeito reeleito Eduardo Braide (PSD) foi recebido com aplausos em sua chegada ao auditório da FIEMA para a tomada de posse do seu segundo mandato. Braide não presenciou a posse dos vereadores, entrando apenas depois de anunciado pelo presidente da Câmara Municipal.
Com resultado definitivo já no primeiro turno, o prefeito pediu, em seu discurso, a continuação da união dos poderes Legislativo e Executivo para o melhor da população. Ademais, Braide, relembrou as dificuldades passadas na sua primeira gestão, na qual lidou com a pandemia da Covid-19.
Belém
A posse do prefeito, Igor Normando (MDB), contou com a presença do governador Helder Barbalho (MDB) na qual ressaltou o apoio da gestão estadual para a administração municipal.
Normando destacou a importância de mostrar serviço logo nos 100 primeiros dias do mandato. O prefeito mencionou a necessidade da otimização dos recursos e a melhoria da eficiência dos serviços públicos.
“Nosso compromisso é que a população sinta a diferença já nos primeiros dias de governo. Vou dedicar todo o meu esforço para entregar um trabalho que beneficie Belém”, disse o atual prefeito.
Igor Normando realçou a urgência em preparar a cidade para receber a COP 30, evento internacional que acontecerá em novembro de 2025 na cidade.
“Precisamos de uma presença constante nas ruas para cumprir nossas metas e melhorar a qualidade de vida dos moradores”, falou.
Manaus
A cerimônia de posse do prefeito reeleito David Almeida (Avante) aconteceu no final da tarde desta quarta-feira, no Teatro Amazonas. O Prefeito, em seu discurso, relembrou as dificuldades passadas com a Covid-19 e as várias catástrofes climáticas que ocorreram no estado e afetaram diretamente a economia da capital.
“Nenhuma cidade no mundo sofreu o que Manaus sofreu e foi exatamente quando eu assumi. Atravessamos a pandemia da Covid-19, e depois veio a grande enchente, duas secas, queda nas atividades econômicas em 2023, em virtude da seca. Os navios não chegavam, as mercadorias não circulavam, o distrito não produzia, foram desafios diversos no primeiro mandato”, declarou Almeida.
Mesmo diante de todas as dificuldades, o prefeito não deixou de pontuar as conquistas em sua gestão, como avanço da educação e o investimento na cultura. Em discurso, David Almeida, prometeu continuar com as melhorias da cidade em conversas com os vereadores.
“Tudo o que nós planejamos, nós vamos executar. Não esperem no segundo mandato menos do que fizemos no primeiro”, pontuou.