O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), realizou duas entregas importantes para a regularização fundiária no estado. Durante visitas aos municípios de Ubajara e Ibiapina, na última segunda-feira (17) e nesta terça-feira (18), o chefe do Executivo cearense entregou títulos de terras a 213 famílias que vivem na região da Serra da Ibiapaba.
O programa tem o objetivo de beneficiar, ao longo dos próximos anos, até 10 mil famílias da região. Durante as cerimônias, Elmano destacou a importância da entrega dos títulos.
“O que estamos fazendo com o papel das terras de vocês é justiça, pois é algo que é efetivamente de vocês. Contem com esse governador para garantir o papel da casa e também defender o direito de vocês”, afirmou o governador.
A regularização fundiária proporciona aos produtores rurais mais do que a garantia da propriedade. Com o título em mãos, os beneficiados passam a ter acesso a crédito rural, assistência técnica e a liberdade para desenvolver atividades produtivas sem a intervenção de intermediários.
O superintendente do Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace), João Alfredo, ressaltou o impacto da medida: “Antigamente, quando alguém me procurava e eu perguntava se ela tinha o documento de terra, vinha uma negativa. Faltava um papel, um registro. A partir dessa iniciativa, estamos começando a mudar essa realidade nesta região”.
A agricultora beneficiada, Sandra Moreira, comentou sobre a sensação de receber o título: “Hoje é um dia muito especial. Esse documento era um desejo dos meus avós, que já se foram, mas tenho certeza que estão conseguindo isso também ao meu lado. Sem dúvidas, é um dos dias mais felizes da minha vida. A terra era da gente, mas não era, e hoje é. Nossa luta não foi em vão”.