Em resposta à escalada de violência no Ceará, incluindo ataques a empresas de internet, o governador Elmano de Freitas (PT) tem adotado uma postura mais rigorosa no combate à criminalidade.
Nesta segunda-feira (24), durante a cerimônia de entrega do Cartão Fardamento aos profissionais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, o governador destacou o apoio do Estado aos agentes de segurança, ressaltando que eles têm o respaldo para “reagir com a força necessária” em confrontos com organizações criminosas. A fala foi em entrevista ao Jornal Jangadeiro.
“Ninguém nunca acha bom tirar a vida de alguém. Mas eu não quero que o policial perca sua vida. Se há um conflito entre a polícia e o bandido, se alguém tem que tombar, que seja o bandido. Precisamos manter uma posição de apoio à nossa instituição e ao policial militar, que arrisca sua vida para proteger a população cearense”, disse.
A declaração do governador se refere à morte de dois homens suspeitos de participar do assalto a uma agência bancária em Bacabal, no Maranhão. Eles foram mortos durante um confronto com a Polícia Militar do Ceará (PMCE) na cidade de Parambu, no interior do estado.
Elmano também elogiou a ação da Polícia Militar em Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza. Em uma publicação no Instagram no domingo (23), foi compartilhado um vídeo em que um entregador de delivery é abordado por um criminoso que rouba sua moto. Quando o criminoso tenta fugir, a polícia chega rapidamente e realiza a prisão.