O Governo do Pará entregou nesta quinta-feira (2) a maior Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) já construída no estado. Localizada em Belém, a ETE Una recebeu investimento superior a R$ 134 milhões e vai beneficiar diretamente mais de 90 mil moradores de dez bairros da capital. A obra, considerada estratégica para a realização da COP 30 em novembro, representa um avanço no saneamento da cidade.
O governador Helder Barbalho (MDB) e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participaram da inauguração, destacando a importância da estação como legado ambiental e social. A estrutura ocupa mais de 23 mil m², tem capacidade para tratar até 475 litros de esgoto por segundo e contribuirá para a despoluição da bacia hidrográfica do Una, a maior em população residente na capital paraense.
Durante a cerimônia, Lula reforçou que a entrega marca um compromisso não apenas com o evento internacional, mas com o futuro da cidade. “Construímos uma parceria com o estado do Pará porque queremos tratar do povo para que, quando a COP terminar, o povo usufrua de todos os benefícios dessas obras”, disse.
Jader Filho, ministro das Cidades, anunciou que o projeto prevê expansão para atender até 350 mil pessoas. “Essa é a primeira etapa da obra, que vai continuar sendo construída porque nosso objetivo é chegarmos a um número de 350 mil pessoas atendidas por essa estação de tratamento”, afirmou.
As obras, iniciadas em 2008 e retomadas em 2019, geraram mais de 1.500 empregos diretos e indiretos. Mesmo após a inauguração, a Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) seguirá monitorando a operação da estação. Outras etapas estão previstas para ampliar a eficiência do sistema, que pode chegar a 90% na remoção de carga orgânica antes da devolução dos resíduos à natureza.
Com informações do Governo do Pará.
