O empresário Rodrigo Branco voltou a comentar sobre o caso de racismo pelo qual foi condenado pela Justiça brasileira neste mês. O pronunciamento aconteceu por meio de um vídeo publicado em seu perfil pessoal nesta segunda-feira (22).
Rodrigo iniciou a declaração afirmando que deseja que sua condenação sirva de exemplo para que outras pessoas não cometam o mesmo erro. “Eu quero, primeiro de tudo, que esse episódio sirva de exemplo na luta contra o racismo. […] Eu nunca tentei fingir que não aconteceu, nunca tentei esconder nada disso e não é agora que eu vou me esconder”, afirmou.
Ele disse que decidiu não recorrer da decisão judicial e que já pagou a indenização de R$ 76.061,07 determinada pela Justiça.
“Eu entendo que assumir a responsabilidade é parte do aprendizado. Foram seis anos de aprendizado, foram seis anos de reflexão, foram seis anos de muitas conversas difíceis, profundas e mudanças. O aprendizado nunca termina com uma sentença, com um pagamento, não termina com um vídeo de desculpas, é um exercício diário”, declarou Rodrigo.
O empresário disse ainda que sabe que nem todos vão aceitar seu pedido de desculpas ou acreditar em seu pronunciamento, mas ressaltou que nunca tentou esconder o crime, que continuará levantando essa pauta e que, além das críticas na internet, também foi confrontado por pessoas próximas.
Ele concluiu o vídeo pedindo desculpas especificamente à médica e ex-BBB Thelma Assis, à jornalista Maju Coutinho e à sua amiga pessoal Ju de Paulla.
“Eu não posso mudar o que aconteceu, mas eu posso escolher ser diferente, posso escolher continuar aprendendo, posso continuar evoluindo e posso escolher transformar esse erro de uma pessoa, no meu caso eu, em um exemplo para que outras pessoas não o repitam”, finalizou.
Nos comentários da publicação, diversas personalidades demonstraram apoio ao pronunciamento de Rodrigo, destacando sua busca por mudança.
“Ro, achei de muita coragem e valia o que você fez. Errei muito e estamos aqui para aprender e tentar errar menos; é que essa pauta dói muitoooo e nós, brancos, nunca vamos entender essa dor. Espero, de coração, que você, eu e o planeta mudemos. Não dá mais para errar nesse assunto. Beijos no seu coração”, escreveu a apresentadora e cantora Xuxa.
A atriz Deborah Secco também comentou a publicação: “Pessoas não são descartáveis… A gente erra, aprende, se responsabiliza pelos nossos erros e faz diferente. Te amo e amo acompanhar sua evolução”.
Além delas, figuras como o jornalista Leo Dias, o ator Thomaz Costa e as apresentadoras Lívia Andrade e Adriane Galisteu também manifestaram apoio ao posicionamento de Rodrigo Branco.
O episódio citado se refere aos comentários racistas proferidos por Rodrigo durante uma transmissão ao vivo, em 2020. Na ocasião, ao comentar a participação de Thelma Assis no reality show Big Brother Brasil 2020, ele afirmou que a médica só havia conquistado uma grande torcida “porque ela é negra coitada”. Além disso, na mesma live, fez outros comentários racistas sobre mulheres negras.




