Os estudantes de Fortaleza passam a contar com um importante reforço na política de mobilidade urbana. O prefeito Evandro Leitão sancionou nesta sexta-feira (26) a lei que amplia o Passe Livre Estudantil para todos os dias do ano, incluindo férias escolares, sábados, domingos e feriados.
A medida, que começa a valer a partir de 1º de julho de 2026, garante duas passagens gratuitas por dia aos beneficiários e representa um investimento anual de R$ 8,5 milhões por parte da Prefeitura.
A sanção ocorreu no Parque Dois Irmãos, durante evento com a presença do governador do Ceará, estudantes e autoridades municipais. Segundo Evandro Leitão, a ampliação do benefício cumpre um compromisso assumido durante a campanha eleitoral e busca garantir que os jovens tenham acesso não apenas às escolas, mas também aos espaços de convivência, cultura e lazer da cidade.
“Foi um compromisso nosso a ampliação do Passe Livre, que agora estamos implementando com o apoio do Governo do Estado. Os estudantes vão ter a condição de ir à praia, teatro, cinema, ocupando os espaços públicos da nossa cidade”, afirmou o prefeito.
Até então, o Passe Livre Estudantil era utilizado apenas em dias de atividades escolares. Com a nova legislação, os estudantes poderão utilizar o transporte coletivo gratuitamente durante os 365 dias do ano.
A Prefeitura destaca que a iniciativa pretende reduzir uma das principais barreiras enfrentadas por jovens de baixa renda: o custo do deslocamento para atividades extracurriculares, cursos de capacitação, eventos esportivos, culturais e momentos de lazer.
A ampliação também fortalece o conceito de mobilidade como instrumento de inclusão social, permitindo que estudantes tenham maior autonomia para circular pela cidade.
Mais de 269 mil estudantes serão beneficiados
De acordo com a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), mais de 269 mil pessoas já possuem a Carteira de Estudante 2026 apta a utilizar o benefício.
O impacto será especialmente significativo para alunos da rede pública. Em média, oito em cada dez carteiras estudantis emitidas pertencem a estudantes de escolas municipais, estaduais, federais ou beneficiários do Programa Universidade para Todos (Prouni).
Para utilizar o Passe Livre, será necessário portar a carteira estudantil válida emitida por entidades credenciadas junto ao órgão gestor do transporte.
Câmara aprovou projeto por ampla maioria
Antes da sanção, o projeto foi aprovado pela Câmara Municipal de Fortaleza. Durante a votação, parlamentares da base governista e da oposição destacaram o alcance social da medida.
A vereadora Adriana Gerônimo (PSOL) classificou a iniciativa como uma antiga reivindicação dos movimentos estudantis e ressaltou que o benefício amplia o direito à cidade para a juventude.
Já o relator da proposta, vereador Aglayson (PT), afirmou que Fortaleza passa a ocupar posição de destaque entre as capitais brasileiras ao oferecer um sistema de gratuidade estudantil durante todo o ano.
Segundo ele, a medida representa um passo importante para ampliar o acesso ao transporte público e fortalecer políticas futuras de tarifa zero.




