O Corpo de Bombeiros Militar do Ceará resgatou oito pessoas presas, incluindo duas crianças e quatro idosos, em um elevador, no último sábado (27), no Bairro Guararapes. O incidente ocorreu durante o deslocamento para o casamento da filha de uma das vítimas.
A Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) ficou responsável por monitorar o resgate, que ocorreu por volta das 19h30. Os bombeiros conseguiram entrar em contato com uma das vítimas e mantiveram uma conversa constante para tranquilizá-las, enquanto trabalhavam para abrir a porta do elevador.
20 minutos depois, a guarnição, em colaboração com um técnico da empresa responsável pelo elevador, conseguiu retirar todas as oito pessoas do elevador. Felizmente, todas as vítimas foram resgatadas sem ferimentos e a tempo do compromisso do casamento.
Segundo o tenente o 1º Tenente Torquato, “as vítimas desceram do quinto andar e provavelmente por conta do excesso de peso na cabine do elevador, este acionou o dispositivo de segurança antes de chegar ao primeiro andar. Elas estavam presas entre o primeiro e o segundo andar”, informou o comandante do socorro.
Este incidente serve como um lembrete da importância da aderência aos limites de peso do elevador para garantir a segurança de todos. O tenente-coronel Emerson Bastos, subcomandante da 7ª Companhia do 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros, diz que existem maneiras corretas de reagir em situações como essa para sair com segurança.
“As precauções são tomadas para que incidentes nunca ocorram, mas, se acontecer, é preciso saber o que fazer”, observa.
O Corpo de Bombeiros recomenda que, caso haja algum incidente parecido, as pessoas não devem entrar em pânico, pois é de fundamental importância manter a calma. “A cabine é um local seguro e não irá faltar ar dentro do elevador. Apesar de ser totalmente fechada, entradas de ar existem e permitem a ventilação do espaço”, destaca o subcomandante.
Com informações do Governo do Estado




