MENU

Faustão era 2º na fila de espera para transplante de coração; médicos do 1º lugar recusaram órgão

A operação no apresentador aconteceu ainda na tarde do domingo (27), no hospital Albert Einstein, e durou cerca de 2h e 30 minutos.
Fausto Silva permanece na UTI para acompanhamento da adaptação do órgão. (Foto: Instagram/Fausto Silva)

A Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo (SES/SP) afirmou em nota que a doação de órgão que possibilitou o transplante cardíaco de Fausto Silva veio depois de a equipe médica do paciente que estava em primeiro lugar na lista de prioridade recusar o órgão.

A operação no apresentador aconteceu ainda na tarde do domingo (27), depois que o hospital Albert Einstein, onde ele está internado em São Paulo, recebeu o coração para o transplante. A cirurgia durou cerca de 2h e 30 minutos. 

“O procedimento foi realizado com sucesso e Fausto Silva permanece na UTI, pois as próximas horas são importantes para acompanhamento da adaptação do órgão e controle de rejeição”, informou o último boletim médico.

De acordo com a SES/SP, a seleção da oferta do coração é feita de maneira informatizada no sistema estadual de transplantes, e trouxe 12 pacientes que atendiam aos requisitos. Destes, quatro estavam priorizados, incluindo o apresentador.

A equipe médica responsável pelo transplante do paciente na primeira posição na lista decidiu, por motivos não divulgados pela secretaria, recusar o órgão. Assim, a oferta passou para o segundo da lista, Faustão.

O apresentador estava internado no Albert Einstein desde o dia 5 de agosto. Ele foi incluído na fila de transplantes após agravamento de um quadro de insuficiência cardíaca que é acompanhado desde 2020.

Razão da prioridade

Em nota divulgada neste domingo (27), o Ministério da Saúde afirmou que Faustão foi priorizado na fila de espera em razão de seu estado muito grave de saúde. “Ele recebeu um coração após constatada a compatibilidade necessária para o procedimento, assim como os outros sete transplantados no estado de São Paulo.”

Segundo a pasta, na semana de 19 a 26 de agosto, foram realizados no total 13 transplantes de coração no país. No primeiro semestre de 2023, foram 206 transplantes do tipo no Brasil, um aumento de 16% em relação ao mesmo período do ano passado.

O Ministério da Saúde também deu detalhes de como funciona a lista de transplantes no país, que tem o maior sistema público de transplantes de órgãos no mundo. “A lista para transplantes é única e vale tanto para os pacientes do SUS quanto para os da rede privada”, diz a nota.

“A lista de espera por um órgão funciona baseada em critérios técnicos, em que tipagem sanguínea, compatibilidade de peso e altura, compatibilidade genética e critérios de gravidade distintos para cada órgão determinam a ordem de pacientes a serem transplantados”, continua.

“Quando os critérios técnicos são semelhantes, a ordem cronológica de cadastro, ou seja, a ordem de chegada, funciona como critério de desempate. Pacientes em estado crítico são atendidos com prioridade, em razão de sua condição clínica”, finaliza o Ministério.

67
Compartilhe:
Mercado
Clima/Tempo
Mais Lidas
Governo do Ceará combate a insegurança alimentar no Estado com o Programa Ceará Sem Fome
Ceará Credi transforma pessoas e a economia por meio de incentivo a pequenos empreendedores
Conheça as 8  fotos mais famosas do mundo e a história por trás de cada uma delas
Mais de 1000 Cozinhas Ceará Sem Fome levam alimento diário a famílias em todo o Estado
A história que você não conhece: a ligação de uma cidade cearense à Independência do Brasil
‘Evidências do Amor’, filme estrelado por Sandy e Fábio Porchat, tem ar de comédia romântica clássica
Prefeitura de Fortaleza é a primeira do Norte e Nordeste no ranking de matrículas na Educação Inclusiva
Teresina não terá aumento da passagem de ônibus, anuncia secretaria
Confira a programação de 13 de Maio, Dia de Nossa Senhora de Fátima, em Fortaleza, nesta segunda-feira
Relíquias de Santa Teresinha poderão ser visitadas por Fortaleza a partir desta quinta (25)

Notícias relacionadas:

Design sem nome (16)
Diversão/Cultura
‘Divertida Mente 2’ se torna a animação com maior bilheteria de todos os tempos
Fotos (14)
Diversão/Cultura
"Deadpool & Wolverine" chega aos cinemas nesta quinta (25); saiba os detalhes da trama
Zé Neto, dupla de Cristiano, cancela shows após um diagnóstico de pneumonia
Diversão/Cultura
Zé Neto, dupla de Cristiano, cancela shows após um diagnóstico de pneumonia
Flor do Mandacaru - Crédito Thiago Nozi (2) (1)
Ceará
Final do Ceará Junino vai reunir 21 quadrilhas no Campeonato Estadual, em Sobral
logo-urbnews-redondo