MENU

Brasil assume presidência do Conselho de Segurança da ONU pela segunda vez em dois anos

O país busca defender temas em que pautem a importância das instituições bilaterais, regionais e multilaterais para prevenir, resolver e mediar conflitos
O mandato que vai até dezembro e temas como a paz e a igualdade de gênero serão pautas. Crédito: Juan Segui Moreno/Flickr

O Brasil assumiu nesse domingo (1º), a presidência do Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU). Durante o mandato, que vai até dezembro, o país busca defender temas em que pautem a importância das instituições bilaterais, regionais e multilaterais para prevenir, resolver e mediar conflitos. 

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, que presidirá uma audiência sobre essa questão no dia 20 de outubro, diz que a paz e a igualdade de gênero estão entre os temas que serão pautados pelo Brasil.

“Vamos trazer este mês a ideia de que o Conselho de Segurança deveria tratar mais amplamente dos instrumentos que as Nações Unidas, os países e as organizações regionais têm para prevenir os conflitos e não só tratar deles depois que ocorrem. Um reforço da diplomacia bilateral, regional e multilateral para prevenir a eclosão de conflitos”, explicou o secretário de Assuntos Multilaterais e Políticos do Ministério das Relações Exteriores, embaixador Carlos Márcio Cozendey, em entrevista sexta-feira (29). 

Para exemplificar, o embaixador cita o tratado de Tlatelolco, firmado em 1967 pelos 33 países da América Latina e Caribe, para garantir a não proliferação de armas nucleares na região.

Segundo o diplomata, outros temas serão abordados ao longo do mês na presidência brasileira do Conselho de Segurança: a possível missão de apoio às forças de segurança do Haiti; a manutenção da missão da ONU que supervisiona as negociações de paz na Colômbia; e, possivelmente, questões relativas à guerra entre Ucrânia e Rússia.

Agenda 

Além da audiência no dia 20, o ministro Mauro Vieira presidirá outros eventos durante o mês de outubro. Um deles, no dia 24, será um debate aberto sobre o Oriente Médio, realizado a cada trimestre, para abordar a questão da Palestina e outros assuntos. No dia 25, haverá outro debate aberto com o tema “Mulheres, Paz e Segurança”. 

“O tema foi proposto no início deste século para chamar a atenção sobre o papel que as mulheres podem e devem exercer nos processos de prevenção e resolução de conflitos, presença nas operações de paz e também para o efeito desproporcional que os conflitos têm sobre as mulheres”, explicou o embaixador Cozendey. 

Outro evento que ocorrerá no período da presidência brasileira será o diálogo anual entre o Conselho de Segurança da ONU e o Conselho de Paz e Segurança da União Africana. Ele será realizado em Adis Abeba, capital da Etiópia e sede da União Africana.

17
Compartilhe:
Mercado
Clima/Tempo
Mais Lidas
Governo do Ceará combate a insegurança alimentar no Estado com o Programa Ceará Sem Fome
Ceará Credi transforma pessoas e a economia por meio de incentivo a pequenos empreendedores
Conheça as 8  fotos mais famosas do mundo e a história por trás de cada uma delas
Mais de 1000 Cozinhas Ceará Sem Fome levam alimento diário a famílias em todo o Estado
A história que você não conhece: a ligação de uma cidade cearense à Independência do Brasil
‘Evidências do Amor’, filme estrelado por Sandy e Fábio Porchat, tem ar de comédia romântica clássica
Prefeitura de Fortaleza é a primeira do Norte e Nordeste no ranking de matrículas na Educação Inclusiva
Teresina não terá aumento da passagem de ônibus, anuncia secretaria
Confira a programação de 13 de Maio, Dia de Nossa Senhora de Fátima, em Fortaleza, nesta segunda-feira
Relíquias de Santa Teresinha poderão ser visitadas por Fortaleza a partir desta quinta (25)

Notícias relacionadas:

PSD realiza convenção em Fortaleza neste sábado (27) com a presença de Kassab
Política
PSD realiza convenção em Fortaleza neste sábado (27) com a presença de Kassab
lula participa de convenção de evandro leitão
Ceará
Lula vem ao Ceará em agosto; participação na convenção de Evandro é aguardada
Calendário de convenções partidárias está sendo definido em Fortaleza
Política
Calendário de convenções partidárias está sendo definido em Fortaleza
Kamala aparece numericamente à frente de Trump em 1ª pesquisa após saída de Biden
Política
Kamala aparece à frente de Trump em 1ª pesquisa após saída de Biden
logo-urbnews-redondo