Uma atualização tecnológica que busca otimizar e facilitar o atendimento da rede pública de saúde, é o que propõe a prefeitura de Fortaleza com o projeto Saúde Digital.
A ferramenta que está em desenvolvimento, foi mencionada pela secretária de Saúde do município, Riane Azevedo, no balanço de ações do primeiro quadrimestre da pasta. A ideia é que o processo de agendamento de consultas, busca de medicamentos e assistência seja feito digitalmente via aplicativo.
A estratégia é modernizar a relação entre os cidadãos e o Sistema Único de Saúde (SUS), evitando deslocamentos físicos, além de digitalizar documentos, dando celeridade aos processos.
Outra novidade prometida pela gestão, é uma assistente virtual chamada “Iara” que dará auxílio a pacientes com diabetes, que serão monitorados, com a glicemia sendo testada rotineiramente e informados caso a doença tenha algum tipo de descontrole.
Apesar de a Iara começar com este grupo específico, a ideia da secretaria é que outros grupos de doenças crônicas também sejam assistidos pela assistente. Ainda não há uma data para o lançamento da plataforma, e a secretária prometeu que “em breve” estará disponível para o uso da população.




