MENU

Nova sede do ITA no Ceará deve iniciar suas obras no próximo semestre, diz Camilo

Ele também informou que na semana que vem será assinado um decreto presidencial para repassar os recursos do Governo Federal para o Estado.
Ainda de acordo com o Camilo, um concurso para a contratação de professores para a instituição será realizado (Foto: AsCom Ministério da Educação)

Está cada vez mais perto a chegada da mais nova sede do Instituto Tecnológico Aeronáutica (ITA) no Ceará, onde será sediado na antiga Base Aérea de Fortaleza. As obras serão realizadas pelo Governo do Estado e devem iniciar já no começo de 2024, segundo previsões do Ministro da Educação, Camilo Santana (PT).

A informação foi divulgada pelo titular do MEC em visita à Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC), na tarde desta terça-feira (6). Ele também informou que na semana que vem será assinado um decreto presidencial para repassar os recursos do Governo Federal para o Estado.

“A gente compreende que eles (Governo do Estado) tenham uma agilidade maior para a execução tanto das reformas, construção de alojamentos, toda uma infraestrutura. Semana que vem vamos assinar para repassar parte dos recursos já esse ano”, detalhou o ministro.

Camilo falou ainda sobre a criação de novos cursos para não “competir com São Paulo”. A proposta é trazer grades curriculares voltadas para a tecnologia, como Engenharia da Computação, e energias renováveis, ainda inédito no Brasil. 

O planejamento de cursos voltados à sustentabilidade faz jus às ações do Estado para promover seus investimentos na energia eólica e no hidrogênio verde. O ministro destacou, ainda, a importância de investimento nessas áreas de formação para fomentar e “atrair” pesquisas para o Ceará e para a Região Nordeste.

Ainda de acordo com o Camilo, um concurso para a contratação de professores para a instituição será realizado, mas não abordou a quantidade de vagas ou outros detalhes a serem divulgados no edital. Por fim, ele afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fará visita ao Ceará para observar a viabilização das obras.

Avanço para a educação do Ceará

A principal motivação para a vinda do ITA para o estado cearense é facilitar a vida de milhares de estudantes cearenses que, após aprovados, precisam se deslocar até São José dos Campos, em São Paulo, para começar os estudos no instituto. 

Segundo dados do ITA, de 2012 a 2022, os estudantes de Fortaleza ocuparam 36,7% das vagas do instituto. Das 1.478 vagas disponibilizadas no vestibular nesse período, 543 foram de estudantes que se matricularam na capital cearense. Em 2023, 40% dos aprovados para integrarem a instituição foram de alunos matriculados no Ceará.

13
Compartilhe:
Mercado
Clima/Tempo
Mais Lidas
Governo do Ceará combate a insegurança alimentar no Estado com o Programa Ceará Sem Fome
Ceará Credi transforma pessoas e a economia por meio de incentivo a pequenos empreendedores
Conheça as 8  fotos mais famosas do mundo e a história por trás de cada uma delas
Mais de 1000 Cozinhas Ceará Sem Fome levam alimento diário a famílias em todo o Estado
A história que você não conhece: a ligação de uma cidade cearense à Independência do Brasil
‘Evidências do Amor’, filme estrelado por Sandy e Fábio Porchat, tem ar de comédia romântica clássica
Prefeitura de Fortaleza é a primeira do Norte e Nordeste no ranking de matrículas na Educação Inclusiva
Teresina não terá aumento da passagem de ônibus, anuncia secretaria
Confira a programação de 13 de Maio, Dia de Nossa Senhora de Fátima, em Fortaleza, nesta segunda-feira
Relíquias de Santa Teresinha poderão ser visitadas por Fortaleza a partir desta quinta (25)

Notícias relacionadas:

Design sem nome (14)
Ceará
Banhista desaparece em alto mar após se afogar na Beira-Mar, em Fortaleza
Fotos (13)
Ceará
Tratamento para clarear pelos pode ser fator de risco para início de câncer, indica pesquisa
Fotos (12)
Ceará
Bairros de Fortaleza e Caucaia ficarão sem água nesta quinta-feira (25); veja lista  
Elmano anuncia a convocação de 125 novos professores para a Universidade Vale do Acaraú
Ceará
Elmano anuncia a convocação de 125 novos professores para a Universidade Vale do Acaraú
logo-urbnews-redondo