A Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Goiás resgatou seis cachorros confinados dentro do bagageiro de um ônibus. O caso aconteceu na BR-153, em Porangatu, região Norte do Estado. De acordo com o dono do veículo, os animais deveriam ser transportados para o Maranhão, a pedido dos seus donos.
Um vídeo publicado nas redes sociais nesta terça-feira (23) mostra a apreensão do veículo por agentes da PRF, que encontraram os cachorros presos em uma caixa de papelão. Nas imagens é possível ver um dos animais preso e com a cabeça de fora do compartimento na tentativa de encontrar uma fuga. De acordo com os oficiais, o responsável pelo ônibus foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Porangatu.
Além das más condições que os animais se encontravam, as altas sensações térmicas foram fator crítico para a acusação de maus tratos contra os cachorros registrada pela Polícia Civil. Segundo o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), nesta terça-feira fez 35ºC na região norte de Goiás.
O homem responsável pelo transporte dos animais tinha 56 anos e era um trabalhador rural. Ele contou à polícia que os cachorros pertencem a um casal que também estava indo para Viana em um carro. O casal, porém, não foi localizado pela PRF.
Segundo a Lei Federal 14.064/2020, a pena para quem maltratar cães e gatos é de 2 a 5 anos de reclusão, multa e proibição da guarda. Caso o crime resulte na morte do animal, a pena pode ser aumentada em até ⅓ da decisão inicial.