O vereador Léo Couto (PSB), reeleito com 8.975 votos, falou à Urbnews, na manhã desta quinta-feira (31), sobre as expectativas para a gestão de Evandro Leitão (PT) e como se dará o diálogo com os vereadores da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor).
“Estamos a quatro dias de uma eleição dura, com pouca diferença de votos, onde nós fomos para as ruas para mostrar os dois projetos. E eu acho que o momento agora é de união, é de planejamento para a administração, tenho certeza que daqui a 4 anos estaremos comemorando a maior administração que Fortaleza já teve”, defendeu.
Aliado de primeira hora do prefeito eleito, Couto avalia que o petista irá estabelecer diálogo com todos os vereadores eleitos, inclusive os de oposição.
“Fazendo um pouco o panorama, no segundo turno a gente contou com 23 colegas [vereadores]. Mas, como eu disse, o momento agora é de conversar. Conversar com a oposição, com a situação, os vereadores representam a população da nossa cidade e o Evandro tem como grande qualidade o diálogo. Eu tenho certeza que isso aí vai imperar muito na Câmara e Prefeitura de Fortaleza”, afirmou o parlamentar.
Sobre a possibilidade de disputar a Presidência da Casa, Léo Couto disse que no “momento correto” irá avaliar a possibilidade junto a Evandro e sua base aliada. A eleição da Mesa Diretora para o biênio 2025-2026 deve acontecer em janeiro do próximo ano.
“Num momento oportuno, a gente vai discutir. Não conversei com o prefeito, nós estamos a poucos dias do pleito eleitoral, que foi domingo, e acho que no momento correto nós vamos discutir a questão de mesa, quem serão os candidatos, para fazer o melhor para a nossa cidade”, pontuou o vereador.
Sobre a disputa pela presidência da CMFor, o vereador Ronaldo Martins (Republicanos) já se coloca publicamente como pré-candidato a presidente, vaga hoje ocupada pelo vereador Gardel Rolim (PDT). O atual presidente da Casa pode se candidatar à reeleição, mas enfrentará a base de Evandro, que deve se opor ao nome de Rolim pelo apoio a André Fernandes (PL) no 2º turno.
Além desses nomes, o vereador Adail Jr. (PDT) é outro possível postulante ao cargo, como uma forma de atrair a sigla para a base do novo prefeito eleito.
Figueiredo vai à Câmara
O presidente nacional interino do PDT, deputado federal André Figueiredo, esteve presente, na tarde desta quinta-feira (31), na Câmara Municipal de Fortaleza, para discutir a possibilidade de o PDT integrar a base de apoio ao prefeito eleito Evandro Leitão (PT) a partir de 2025.
No início do segundo turno da eleição municipal na capital cearense, Figueiredo expressou seu apoio a Evandro em um vídeo. A gravação foi uma resposta à adesão de pedetistas à campanha de André Fernandes, oponente de Evandro na disputa.
Figueiredo encontrou-se com o presidente da Câmara, Gardel Rolim, e outros cinco vereadores eleitos que também apoiaram a chapa do PL. O partido elegeu oito parlamentares para a legislatura 2025-2028.
Dos 43 vereadores da CMFor, 23 definiram apoio a Evandro Leitão, enquanto 20 ficaram com André Fernandes. Caso o PDT migre para a base do prefeito eleito, Evandro teria, pelo menos, 29 vereadores.