Evandro Leitão (PT) foi empossado na tarde deste 1º de janeiro de 2025, quarta-feira, como prefeito de Fortaleza. Junto dele, a vice Gabriella Aguiar (PSD). O petista comandará a prefeitura pelos próximos quatro anos ao lado da médica, que também atuará como secretária municipal de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social.
A posse de Evandro marca o retorno do PT no comando de uma capital depois de 8 anos. A última vez que a legenda esteve à frente em uma das 26 capitais tinha sido em Rio Branco, com Marcos Alexandre, na eleição de 2016.
A vitória petista também sela a hegemonia do partido no Ceará, que tem Elmano de Freitas no comando do Governo do Estado, além do próprio Lula na Presidência da República. Nomes da oposição, como o deputado estadual Carmelo Neto (PL) criticam o atual cenário e atrelam à época dos coroneis.
Confira:
Evandro foi eleito em outubro de 2024 em um dos segundos turnos mais apertados na história da cidade. Os 50,38% (716.133 votos) contra 49,62% (705.295 votos) do candidato bolsonarista André Fernandes (PL) só não foram mais apertados que os números da eleição de 1988. No pleito, o ex-ministro e ex-governador Ciro Gomes, então do PMDB, foi eleito prefeito de Fortaleza com 176.749 votos, uma diferença de pouco mais de 5 mil votos a mais que o seu adversário, Édson Silva, na época do PDT.
Dentre as promessas de campanha, Evandro tem como prioridade a revogação da Taxa de Manejo de Resíduos Sólidos Urbanos (TMRSU) – mais conhecida como “taxa do lixo”, tendo afirmado que esse será o primeiro ato da gestão.
Além disso, na esteira das prioridades, vem a ampliação do atendimento dos postos de saúde, com expansão dos horários de atendimento no período noturno até às 21h. Ampliar o passe livre estudantil para os fins de semana e criar o Espaço Girassol, local voltado ao atendimento de crianças e jovens com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Síndrome de Down.
Evandro deverá ter o apoio de uma mesa diretora “eclética”, como definiu o próprio presidente da Câmara Municipal de Fortaleza (CMfor), vereador Léo Couto (PSB). Integram a composição nomes do Progressistas, PDT, Avante, Democracia Cristã, entre outros, incluindo o próprio PT.
Perfil de Evandro
Evandro Sá Barreto Leitão estava no terceiro mandato consecutivo de deputado estadual e também foi presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), por dois mandatos. Esteve também na presidência do Ceará Sporting Club entre 2008 e terminou em 2015.
É servidor público, auditor adjunto da Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará (Sefaz). É bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e em Direito pela Faculdade Integrada do Ceará (FIC). Possui pós-graduação em Gestão Pública pela Secretaria da Administração do Ceará, e em Marketing pela Bolsa de Valores Regional.
Perfil de Gabriella Aguiar
Médica geriatra, Gabriella é novata na política, tendo estreado no meio em 2022, quando conquistou uma cadeira na Alece ao receber mais de 83 mil votos. Apenas em Tauá, no interior do estado, berço político da sua família, ela conquistou 15,1 mil votos.
A vice-prefeita vem de uma família tradicional na política cearense. Ela é filha do ex-vice-governador do Ceará, Domingos Filho (PSD), e da prefeita de Tauá, Patrícia Aguiar (PSD), e irmã do deputado federal Domingos Neto (PSD), que está no seu quarto mandato em Brasília.
Na medicina, fez residência em clínica médica no Hospital Geral de Fortaleza (HGF) e em geriatria no Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, integra o corpo clínico do HGF e do hospital Waldemar de Alcântara.
Gabriella, que é natural de Fortaleza, também é mestre em Ciências Médico-Cirúrgicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e atua como professora de Geriatria na Unichristus.