O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), realizou nesta terça-feira (7) uma reunião para definir a composição do Comitê Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC). O encontro aconteceu nesta tarde, no Paço Municipal.
“Hoje nós lançamos o comitê integrado da quadra chuvosa aqui em Fortaleza, composto, além da Prefeitura, do prefeito, gabinete do prefeito, pelas secretarias regionais, assim como também diversas secretarias temáticas como Educação, Saúde, Esporte e Lazer, a própria Secretaria de Governo, além da Procuradoria Geral do Município”, disse Evandro durante coletiva de imprensa.
Segundo o chefe do Executivo municipal, foram identificadas 89 áreas de riscos na cidade e o comitê atuará com ações preventivas de mitigação com foco nesses pontos. Além disso, será realizado o monitoramento e mapeamento dessas regiões.
“Iremos fazer um monitoramento meteorológico. Vamos prestar assistência à população, fazer um trabalho de assistência, sobretudo, para aquelas 89 áreas de risco, detectando, fazendo com que a gente possa fazer ser proativo e no momento que a quadra invernosa chegar, a nossa população não sofre tanto”, compartilhou o petista.
De acordo com as informações apresentadas pelo gestor, Fortaleza possui algo em torno de 151 canais em Fortaleza e 72 lagoas. “Dessas 72 lagoas, no ano passado de 2024, nós tivemos menos de 30 lagoas que tiveram a limpeza por parte da prefeitura. Dos 151 canais que Fortaleza possui, nós tivemos menos de 70 canais que tiveram limpeza, 66, mais precisamente”, complementou.
Sobre o Comitê
O órgão é responsável pela integração de órgãos de segurança pública, prefeitura e sociedade, tendo como objetivo criar estratégias para minimizar desastres naturais. No caso de Fortaleza, o planejamento tem como foco o impacto da quadra chuvosa.
O COMPDEC foi instaurado na capital cearense em 2014, ainda durante o governo do prefeito Roberto Cláudio. Ao todo, o órgão possui nove competências. Era composto originalmente por 18 membros, sendo os principais o secretário municipal da Segurança Cidadã, o coordenador de Proteção e Defesa Civil e o diretor-geral da Guarda Municipal de Fortaleza.
Até 2024, um levantamento feito pela plataforma Fique Sabendo mostrou que apenas sete capitais possuíam um COMPDEC. O portal explica ainda que essas organizações são responsáveis pela elaboração, coordenação e supervisão das políticas locais de proteção e defesa civil.
Confira