MENU

Governo do Ceará inaugura 5ª Zona Viva de Cultura, Tecnologia e Qualificação na Granja Lisboa

Com capacidade para atender até 100 pessoas por dia, a estrutura conta com Ilha Digital, Sala Multiuso, Brinquedopraça, Academia ao ar livre e quadra de basquete.
O equipamento fica no bairro Granja Lisboa, no Residencial Leonel Brizola, em Fortaleza. (Foto: Estácio Jr./Casa Civil)

O Governo do Ceará entregou ao bairro Granja Lisboa, em Fortaleza, a quinta unidade do Zona Viva de Cultura, Tecnologia e Qualificação, projeto coordenado pela Secretaria da Proteção Social (SPS). O equipamento, localizado no Residencial Leonel Brizola, tem como objetivo a implementação de atividades como qualificação profissional, ações de cultura, esporte e lazer às comunidades.

“Estamos construindo esses equipamentos justamente para as nossas crianças. Perto da casa da gente, a gente quer uma escola, uma farmácia, um mercado e também queremos um espaço para descansar um pouco com nossa família, aprender uma profissão, ver nossos filhos praticarem esporte”, destacou o governador Elmano de Freitas durante a inauguração, na última sexta-feira (24).

O investimento para a chegada do Zona Viva até o bairro Granja Lisboa foi de R$ 836,9 mil. A estrutura conta com Ilha Digital, Sala Multiuso, Almoxarifado, Recepção, Brinquedopraça, Academia ao ar livre e quadra de basquete. No local, também já existia uma Areninha, que recebeu reparos. A capacidade de atendimento do equipamento é de até 100 pessoas por dia.

Prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão ressaltou a mudança na comunidade causada com a chegada do Zona Viva. “Aqui existia uma demanda antiga sobre um espaço que acabava trazendo muitos problemas, doenças. Hoje, podemos participar desse momento de entrega justamente em ocupar esse espaço que antes era problemático e agora abriga o Zona Viva. Esperem de nós ainda mais trabalho, esforço. Vamos transformar essa cidade em um local onde todos possam dizer que existe um prefeito presente”, disse.

Como parte do propósito de levar qualificação profissional para os moradores, serão disponibilizados os cursos de atendente de farmácia, informática básica e depilação (por meio da SPS); Educação de Jovens e Adultos (Ceja), com execução da Secretaria da Educação; além de curso para eletricista de baixa tensão e aulas voltadas para o domínio da plataforma Excel em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem (Senac). Também serão ofertadas práticas esportivas como a capoeira e o basquete.

Projeto Zona Viva

O primeiro habitacional contemplado com o equipamento foi o Residencial José Euclides, no bairro Jangurussu, em agosto de 2023, e o segundo e terceiro, em julho e outubro de 2024, ambos no Residencial Cidade Jardim. O quarto foi implantado em outubro, no bairro Vila Velha.

Outras duas unidades estão previstas para o ano de 2025: Residencial Yolanda Queiroz, no bairro Edson Queiroz, e Residencial Alto da Paz, no bairro Cais do Porto. Desde a implementação do Zona Viva, mais de 20 mil atendimentos já foram realizados, entre cursos de qualificação profissional, oficinas, alunos matriculados na Educação de Jovens e Adultos, ações culturais, como exibição de filmes, saraus, e ações de saúde e bem-estar.

Com informações do Governo do Estado.

87
Compartilhe:
Mercado
Clima/Tempo
Mais Lidas
Fortal de 2025 já tem data confirmada; veja o que se sabe sobre o evento próximo ano
Conheça as 8  fotos mais famosas do mundo e a história por trás de cada uma delas
Governo do Ceará combate a insegurança alimentar no Estado com o Programa Ceará Sem Fome
Ceará Credi transforma pessoas e a economia por meio de incentivo a pequenos empreendedores
Confusão por revezamento de aparelho causa briga em academia de Fortaleza; veja vídeo
Prefeitura de São Luís celebra aniversário da cidade com semana de shows e grandes atrações
Teresina não terá aumento da passagem de ônibus, anuncia secretaria
Pré-carnaval em Fortaleza: confira a programação para janeiro e fevereiro 
Lugares Pet Friendly para levar seus bichos de estimação em Fortaleza
Veja o que abre e o que fecha em Fortaleza nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro

Notícias relacionadas:

Elmano declara apoio às polícias Civil e Militar para que "reajam com a força necessária" contra organizações criminosas
Ceará
Elmano declara apoio às polícias Civil e Militar para que "reajam com a força necessária" contra organizações criminosas
NOTICIAS-18 (40)_Easy-Resize.com
Ceará
Mais de 23 mil militares recebem o Cartão Fardamento com crédito anual de R$ 1 mil 
Data Magna: saiba o que abre e o que fecha durante o feriado no Ceará
Ceará
Data Magna: saiba o que abre e o que fecha durante o feriado no Ceará 
NOTICIAS-18 (39)_Easy-Resize.com
Ceará
Empresário de Brasília pousa em praia do Ceará para comprar porção de piaba frita
logo-urbnews-redondo