Play Video
Ceará

Ceará pode ter 41 novos polos da Universidade Aberta do Brasil em municípios do interior

Por UrbNews
Atualizado há 1 mês
Tempo de leitura: 4 mins
Compartilhe a notícia:
O encontro do governador com gestores municipais e secretários foi realizado no Palácio da Abolição, em Fortaleza. (Foto: Thiago Gaspar/Casa Civil)

O Governo do Ceará reuniu prefeitos e prefeitas para discutir a implantação de novos 41 polos de cursos de graduação e especialização por meio da Universidade Aberta do Brasil (UAB), iniciativa coordenada pelo Ministério da Educação. Os novos polos se juntam aos 112 existentes, totalizando 153 polos da rede UAB em municípios cearenses.

O encontro, realizado na última quarta-feira (4) no Palácio da Abolição, em Fortaleza, foi conduzido pelo governador Elmano de Freitas, acompanhado do presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), Romeu Aldigueri; das secretárias Sandra Monteiro, da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), e Eliana Estrela, da Educação (Seduc); reitores; entre outros.

“Todas as nossas universidades federais e estaduais estão em expansão dos seus serviços presenciais. Estamos ampliando os campi das universidades e o ensino a distância. É uma mudança muito profunda no acesso à educação superior no Ceará, o que eu considero uma elevação no nível de formação educacional do nosso povo”, destacou o governador.

O sistema UAB busca ampliar e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior, por meio da Educação a Distância (EaD). No Ceará, a rede UAB tem as instituições públicas estaduais e federais como parceiras: Universidade Estadual do Ceará (Uece); Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA); Universidade Regional do Cariri (Urca); Instituto Federal do Ceará (IFCE); Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) e; Universidade Federal do Cariri (UFCA).

Os cursos de graduação e pós-graduação (lato sensu) UAB são voltados, principalmente, à formação de professores, agentes públicos, além de alinhamento às demandas econômicas locais.

Para receber o polo, cada município deve apresentar documentação e estrutura adequada para apoiar professores e alunos em atividades. Os municípios poderão receber cursos de graduação e cursos de pós-graduação. Cada curso será definido posteriormente de acordo com a demanda do município e a disponibilidade da universidade parceira.

Um desses 41 municípios é Araripe, que tem 20 mil habitantes e fica localizado a mais de 500 quilômetros de Fortaleza. “Nós hoje mandamos universitários para o estado de Pernambuco, para a cidade de Araripina, mandamos universitários para o Cariri, para Campos Sales, no Ceará. Nós queremos trazer o polo UAB para Araripe, para atender os nossos estudantes, os nossos jovens e atender toda a região. Nós temos a estrutura, o município está trabalhando para se adequar às exigências necessárias”, ressaltou o prefeito de Araripe, José Paulino (Zé Gordinho).

A titular da Secitece, Sandra Monteiro, reforçou a importância do polo para atender ao novo Marco Regulatório e à Nova Política de Educação a Distância (EaD). “Avança o ensino a distância, com adequação ao novo marco legal que o MEC está propondo”, pontuou.

Além de estabelecer novas regras para a EaD, a política também trata da oferta de cursos presenciais, cria novo formato de oferta – o semipresencial – e define as atividades online síncronas e síncronas mediadas (aulas interativas a distância em tempo real) como integrantes da EaD.

“No ano passado, 24.403 ingressaram nas universidades e, com a UAB, com certeza ampliará mais ainda essas oportunidades. Então, junto às nossas escolas, aos nossos estudantes, mostramos a importância da Universidade Aberta do Brasil, e também deixando abertas as nossas escolas para aqueles municípios que ainda não tem uma infraestrutura adequada para receber o polo”, disse a secretária da Educação, Eliana Estrela.

*Com informações da Casa Civil.

44
Compartilhe

Assuntos

Notícias relacionadas

Elmano diz que Ceará ‘é um estado muito afetado’ com o tarifaço de Trump e pede diálogo com os EUA
Economia
Elmano diz que Ceará ‘é um estado muito afetado’ com o tarifaço de Trump e pede diálogo com os EUA
CGM08310
Ceará
Nove municípios cearenses irão receber novas escolas em tempo integral
CGM04518
Ceará
Ceará entrega 40 tratores a agricultores familiares de 32 municípios
Elmano diz que Ceará ‘é um estado muito afetado’ com o tarifaço de Trump e pede diálogo com os EUA
Economia
Elmano diz que Ceará ‘é um estado muito afetado’ com o tarifaço de Trump e pede diálogo com os EUA
CGM08310
Ceará
Nove municípios cearenses irão receber novas escolas em tempo integral
CGM04518
Ceará
Ceará entrega 40 tratores a agricultores familiares de 32 municípios
Capa do site (43) (1)
Ceará
Elmano avalia que Chagas Vieira tem ‘enormes qualidades que podem ajudar muito a política’

Inscreva-se em nossa Newsletter!

A forma mais rápida de manter-se atualizado.
Receba as notícias mais recentes, de segunda a sexta-feira, diretamente na sua caixa de e-mail.