Após as tarifas norte-americanas de 50% sobre os produtos brasileiros exportados, o governo do Ceará se reuniu com empresários do setor de supermercados para discutir alternativas visando reduzir os impactos das tarifas sobre os produtos do mercado interno.
O encontro aconteceu com o secretário-chefe da Casa Civil, Chagas Vieira, nesta quinta-feira (7), no Palácio da Abolição, em Fortaleza. A ideia é que o governo possa elaborar medidas específicas para o segmento, além das anunciadas na última terça-feira (5), que abrangem todos os setores que foram afetados pelas imposições tarifárias dos EUA.
Segundo Chagas Vieira, o primeiro momento será de priorizar a produção de rápido consumo que deveria ser exportada. “A maior urgência é direcionar para o consumo interno os produtos perecíveis como pescado, um dos itens que mais exportamos para os Estados Unidos”, explicou o secretário.
Junto ao chefe da Casa Civil, também estavam presentes na reunião o secretário da Fazenda, Fabrízio Gomes; o procurador-geral do Estado, Rafael Machado; o presidente da ACAD, José Milton Carneiro; a presidente da Acesu, Cláudia Novaes e representantes do varejo e atacado no estado do Ceará.
Cumprindo agenda em Brasília (DF), o governador Elmano de Freitas (PT) irá se reunir novamente com o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), em busca de novas possibilidades para mitigar o impacto do tarifaço aos produtores e à economia cearense.
Nesta quarta-feira (6), Elmano teve o apoio unânime dos deputados da Assembleia Legislativa do Ceará para aprovar a Medida Provisória (MP) que visa dar assistência ao setor produtivo e cria um comitê para acompanhar o desenvolvimento da economia no Ceará a partir da MP.




