Alguns trechos de Fortaleza e Caucaia, da BR-116 e da BR-222, passarão a ser fiscalizados pelo Governo do Ceará a partir desta segunda-feira (18), por meio do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) e da Polícia Rodoviária Estadual (PRE). Antes as atividades eram responsabilidade da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Os trechos que passaram pela mudança foram os da Avenida 13 de Maio até o Anel Viário de Fortaleza (BR-116/CE: Km 00 ao 14,2) e o da Avenida Bezerra de Menezes até o Entroncamento Acesso Leste Caucaia (BR-222/CE: Km 00 ao 5,4).
Segundo a PRF, a mudança acontece devido às “características típicas de trânsito urbano” que os trechos possuem, como “tráfego intenso (especialmente nos horários de pico), diversos acessos e saídas para vias locais, velocidade reduzida de veículos e grande circulação de pedestres e ciclistas”.
“As atividades de policiamento e fiscalização da PRF estão mais associadas a trechos rodoviários com trânsito rural, que apresentam predominantemente deslocamento intermunicipal e interestadual de cargas e de pessoas”, relatou a PRF.
Ainda de acordo com a PRF, o Termo de Transferência foi assinado nesta segunda-feira (18). Em primeira instância, a PRF continuará com as rondas nesses trechos, auxiliando os motoristas.
Passando esse período de transição, “as atividades de fiscalização e policiamento” serão de responsabilidade do Detran-CE e da PRE. Os prazos e as demais diretrizes ainda serão estabelecidos em uma reunião entre as instituições.



