Os rios Amazonas, Negro e Solimões terão uma cheia menos intensa neste ano. É o que prevê o Serviço Geológico do Brasil (SGB), em alerta divulgado nesta terça-feira (2). As previsões são para Manaus, Manacapuru, Itacoatiara e Parintins.
Em 2023, Manaus enfrentou a pior seca em mais de 120 anos de medição do rio. O problema isolou comunidades rurais, fechou escolas e mudou a paisagem da cidade. Contudo, atualmente, com a subida das águas, a seca tem se amenizado no estado.
Para este ano, a cheia também não deve ser de grande magnitude, conforme explicou a pesquisadora em geociências do SGB Jussara Cury.
“Para este ano, esperamos que as cotas máximas dos rios do Amazonas fiquem muito próximas às médias históricas em Manaus e Manacapuru. Em Itacoatiara e Parintins, as projeções indicam níveis abaixo do esperado para época e sem ultrapassar a cota de inundação”, disse ao G1.
O cenário é resultado da seca severa que afetou a região em 2023 e das chuvas abaixo da média, que têm dificultado a recuperação dos rios.
“Esse último ano foi um ano de seca severa na Região da Amazônia, com grandes prejuízos para a navegação, o setor produtivo e também para a biota aquática”, ressaltou a diretora de Hidrologia e Gestão Territorial do SGB, Alice Castilho.




